quinta-feira, 24 de março de 2011

Enganei-me, ou Me enganaram.

     No começo eu segui um pensamento me fez enxergar do seguinte ponto de vista: - Por que não seguir os degraus naturalmente, ou seja, de um por um? Para que pulá-los?

    Ora, deveria ter se candidatado o a senado pela frente popular o Jorge Viana e a Perpétua, o que seria mais lógico. Ela já e Dep. Federal, bem popular e do jeito que o povo gosta, ela se elegeria facilmente e o Jorge Viana... Há esse dispensa comentários por enquanto, todo mundo já sabia que a vaga dele era segura. Mas então por que o Edvaldo Magalhães? Afinal, para quem e Dep. Estadual fica mais difícil ser eleito Senador. Se fosse o Tiririca eu até ficaria calado, mas aqui a história é outra. Eu ainda acreditava que o Jorge não queria a Perpétua por causa da popularidade da mesma, vai que a votação dela fosse maior que a do Jorge? O risco seria ela ofuscar o brilho dele.
     Quanta inocência a minha hein! Na política e tudo diferente, assim como um campeão de xadrez prevê as jogadas com vinte rodadas de antecedência, assim também faz o bom político, então antes mesmo do jogo começar ele já ganhou a partida.
     Na política o mundo real é diferente do mundo ideal e os interesses são mais fortes do que as alianças e ultrapassam sem pena a fidelidade. E então assim fez Jorge Viana como grande estadista que é, previu com muitas rodadas de antecipação o resultado “inesperado” na urna, mais não para ele. E com o intuito de cortar as asinhas do passarinho PC do B que está crescendo muito dentro do nosso estado, resolveu dar de presente uma derrota para o fiel Edvaldo. E agora na atual conjuntura política fica fácil de explicar. E só que o Edvaldo foi um ótimo Dep. Estadual durante doze anos fez um trabalho belíssimo, foi presidente da Assembléia defendendo os interesses do governo, e então foi feito de tudo para ele chegar ao senado, mais não deu... Fazer o que né?
     E a eleição para prefeito se aproxima dois anos passa voando e o PC do B deve está cansado de ser vice e quer lançar seu próprio candidato, pelo menos é o que todos imaginam. E quem será? O Edvaldo é carta fora do baralho (o homem é ruim de voto). Então sobre Perpétua é claro, pois e preferível ser prefeito que ser Dep. Federal, fica com o executivo todo na mão...
     Mas como ela terá credibilidade e força se ficou em quarta na eleição e se o PC do B do ACRE não tem um Senador para lhe dar cobertura?
     A conversa agora é que depois do susto que Tião Viana levou somada a perda do Edvaldo ao senado e o retorno do horário antigo a oposição esta fortalecida e a vitoria virá na prefeitura de Rio Branco, com “um Petecão bancando” tudo La do DF. Com isso será que o PT correrá o risco de tentar candidatar alguém do PC do B? Claro que não, o risco é muito grande, não vale à pena pagar pra ver! Agora é torcer para que algum Dep. Estadual se destaque e ganhe a confiança do povo, que venha o Pereira (quem sabe).
     Veja só como o quebra-cabeça vai se encaixando bem...
     A sorte ainda é que a oposição de fato e aprova disso foi à falta do terceiro nome na candidatura a governo de nosso estado, faltou um nome para arrancarão menos 5% dos votos, o que levaria o Bocalon ao segundo turno... Assim como Marina levou o Serra!
     Parabéns Jorge Viana, você mais uma vez me surpreendeu. Contudo o que mais me impressiona é que parece que só eu estou enxergando desta forma e eu nem sou cientista político... Cadê os críticos e colunistas do estado, será que ainda não viram isso ou será que apenas preferem não comentar

                                             
                                                                                                              Galileu Filgueiras, em 08/11/2011



Nenhum comentário:

Postar um comentário